segunda-feira, 7 de março de 2016

Somos inspetores, não fotografos!



Olá companheiro inspetor

Começo na data de hoje a informar, ensinar, aprender e muito mais com o Blog Seguro na Inspeção

Sabe porque escolhi este nome? Simples, até os mais experientes ainda sentem um friozinho na barriga de vez em quando quando vão fazer alguma inspeção diferenciada, imagina então quem esta apenas no inicio.

Não tenho intenção de ser o professor de ninguém pois tem pessoas mais capacitadas do que eu, tenho somente a intenção de fazer trocas de conhecimento, afinal, inspetor que é inspetor não sabe tudo, esta sempre aprendendo, a propósito, quer ser inspetor de riscos , saiba que "SOMOS INSPETORES , NÃO FOTÓGRAFOS", na verdade, até podemos ser os dois, mais nunca somente fotógrafo.

Certa vez uma pessoa chegou até a mim pedindo oportunidade de trabalho como inspetor, me disse que tinha mais de 20 anos de experiência ( ele tinha 25 anos) e que começou com o pai dele, perguntei o
que o pai dele fazia, simplesmente me disse que ele era fotografo e que aprendeu com ele tudo o que sabia, mas quem falou pra ele que eramos somente fotógrafos? Tiramos bastante fotos nas inspeções, mas somente para registrar aquilo que constatamos e que vamos informar nos relatórios, não tiramos fotos por tirar.

Ser inspetor de riscos é muitas vezes não almoçar, é ficar atolado na zona rural, é ser chamado de chato, estar errado quase sempre ( na opinião dos corretores), mas sempre com o foco naquilo que somos bons e preparados, nas inspeções de riscos.

Seu serviço é muito fácil, só tira foto; Seu serviço é moleza, não faz nada, só fica olhando as coisas;Ser inspetor deve ser a coisa mais fácil do mundo. Olha, isso aqui esta assim hoje, mas é só hoje viu, não precisa nem marcar.Quantas vezes ouvimos e ouviremos isso, muitas e muitas vezes, mas na verdade nosso serviço é fácil ou não é? Eu respondo:

É fácil, eu acho fácil e muitos inspetores também acham fácil, mas pra achar que é fácil precisa cumprir alguns requisitos básicos,precisa ter bastante experiencia, tem que ter lido e estudado bastante sobre o assunto, tem que ter passado por vários "perrengues" (momentos difíceis), realizado muitas e muitas inspeções, ter tirado bastante duvidas com bastante gente e ainda ter a humildade de assumir que não sabe tudo e que ainda tem muito o que aprender , ou seja, tudo é fácil pra quem se prepara, pra quem se dedica e pra ser inspetor tem que se dedicar e muito.

Fazer uma inspeção não é como fazer uma vistoria em automóvel onde, caso você não saiba onde fica o numero do chassi, basta olhar o manual do veiculo, não saiba se possui algum acessório , basta perguntar ao dono do carro, já em  inspeção de risco não existe manual pra ler, tem que ter expertisse, tem que ter jogo de cintura, tem que conhecer normas e acima de tudo, tem que ter bom senso.

Neste blog vou tentar facilitar a vida de quem esta iniciando no ramo ou quem quer se reciclar ou apenas trocar experiencia.

Tenham uma boa leitura, guarde este endereço, e se quiser, pode também nos ajudar compartilhando seus conhecimentos.

Um conselho pra todos:

Não confunda BOM SENSO com serviço errado, a linha é muito tênua entre um e outro.

Boa leitura e paciência que vamos ter muita coisa boa postada aqui.

2 comentários:

  1. FATO.. Realmente esses 'perrengues ' sempre existiram , pressao do corretor ... pressao em findar o trabalho ...
    Enfim todo inspetor sabe qua no exercício desta funçao , PACIENCIA é exercitada a todo instante ... E em falando de bom senso , aplicar-lo depende de não complicar excessivamente a situação (simplicidade), aplicando a experiência e o conhecimento adquirido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca né, só se não for inspetor de verdade e sim fotografo.....

      Excluir

Seus comentários serão moderados, não por censura e sim para evitar palavras de baixo calão ( palavrão) por isso evite estes tipos de linguajar e aproveite o blog

INSPEÇÃO DE RISCO - Que bicho é esse?

Inspeção de risco é o exame do objeto que está sendo proposto no seguro, visando o seu perfeito enquadramento tarifário e também com o objetivo de atenuar e prevenir os efeitos dos riscos cobertos sobre os bens segurados, identificando possíveis riscos e oferendo opções de melhorias.

Pra que esse blog?

Vamos postar aqui acontecimentos verídicos, noticias, informações, tirar duvidas , arquivos para downloads e mais algumas coisas que podem a vir a acontecer

Porque Seguro Na Inspeção?

Inspeção de riscos não é um bicho de sete cabeças, mas até os mais experientes ainda sentem um friozinho na barriga dependendo do caso, então aqui é para te oferecer material de leitura e pesquisa para que se sinta cada vez mais "seguro na inspeção"