Muitas vezes nos preocupamos com materiais onde tem a sinalização de inflamável que esquecemos de outros pontos não menos importante PÓ EM SUSPENSÃO
Nesta demonstração vemos uma explosão de pó: partículas de um material normalmente estável que se tornam altamente explosivas em condições especiais. Uma pilha de pó de *licopódio normalmente não se queima. No entanto, se esse pó for soprado, formando uma nuvem, a área superficial do pó que entra em contato com o oxigênio do ar aumentará consideravelmente, e o pó logo irá se queimar, se ficar próximo a uma chama. Cerca de uma colher de sopa de pó é colocada em um funil e soprada, formando uma nuvem, que entra em combustão quando alcança a chama de uma vela, colocada cerca de 30 cm acima do funil.
*Licopódio= O Licopódio é uma planta criptogâmica, isto é, não se reproduz por flores, mas sim por esporos, os quais surgem de uma espiga terminal. Quanto ao seu nome científico, a palavra Lycopodium é derivada das palavras gregas pus e lycos, as quais significam respectivamente “pé” e “lobo”, aludindo ao aspecto de seus ramos jovens e a palavra clavatum vem do latim significa “moca”, uma variedade de café árabe, devido à semelhança dos esporângios com esta.
Se um pouco do pó for lançado na chama, inflama-se e um clarão vivo é emitido, devido a uma reação que ocorre com o óleo essencial presente no Licopódio. É devido a isso que é utilizado na fabricação de peças de fogos de artifício com chamas coloridas. A Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil 1ª Edição (1926) descreve os esporos do Licopódio da seguinte maneira: “Pó muito fino, móvel, de cor amarela pálida, quase inodoro e insípido; queima instantemente quando projetado em uma chama, explodindo e produzindo luz viva; flutua sobre a água, molhando-se somente pela ebulição, afundando-se então”.
É uma planta perene, caule ramoso, rastejante, radicante, com ramos ascendentes e espaçados. As folhas assoveladas, comprimidas, pequenas, irregularmente imbricadas, terminando por um comprido pêlo hialino. Ramos férteis, folhosos, eretos, terminando em 1 a 3 compridas espigas de brácteas triangulares que contêm os esporângios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários serão moderados, não por censura e sim para evitar palavras de baixo calão ( palavrão) por isso evite estes tipos de linguajar e aproveite o blog