Conheça um pouco mais da matéria-prima das placas de termo isolamento e veja alguns testes
Materiais como EPS, PUR e PIR são base para o isolamento térmico.
Conheça um pouco mais sobre os materiais
Para ser feito um bom isolamento térmico, é necessário usar materiais específicos como base. Neste caso, existem diversas matérias-primas que podem ser agregadas nos projetos voltados as placas isolantes, com suas características próprias. Entram como base os materiais conhecidos como poliestireno expandido (EPS); poliuterano (PUR); e poliisocianurato (PIR). Estes são bastante específicos e também os mais utilizados, embora existam alguns outros disponíveis no mercado.
Cada um desses possuem finalidades distintas para o isolamento e suas algumas vantagens.
O EPS, por exemplo, é tido como uma matéria bastante versátil em técnicas de isolamento térmico, sobretudo em residências. Normalmente, o poliestireno expandido é usado, com maior frequência, para a construção de fachadas e coberturas, assim como paredes. Em geral, esses tipos de base são usados com a intensão de dar maior qualidade as placas de isolamento, mantendo sua durabilidade.
Para entender melhor as diferenças dessas três matérias-primas, leia abaixo e veja os vídeos
PUR (poliuretano)
É um plástico, termofixo, obtido através de uma reação entre dois ou mais componentes, resultando em uma espuma rígida, com excelentes propriedades termoisolantes e mecânicas.